Sobre

Bem-vindos e bem-vindas de volta ao FIDÉ.

Meses depois da última edição do FIDÉ Brasil, o mundo parou: um vírus desconhecido desestabilizou nossas certezas, nos isolou socialmente, escancarou a fragilidade humana e nos forçou a novas perspectivas de vida. Foi preciso aprender outras formas de trabalhar, de estudar, de nos relacionar e, também, de dizer adeus às mais de seis milhões de vidas perdidas em todo o mundo. Foram, e ainda são, tempos sombrios.

Mas a Ciência, a despeito do negacionismo vigente, trouxe luz com a vacina. Graças a ela, pudemos reacender também as luzes dos projetores: voltar a ocupar as salas de cinema é como recuperar nosso fôlego, nossa humanidade.

A 6ª edição do FIDÉ Brasil chega para nos lembrar que a arte salva, e que o cinema documentário ainda é uma das maiores ferramentas que temos para (tentar) compreender o mundo à nossa volta. Em 2022, apresentamos 39 documentários originários de oito países, como Argentina, Espanha, França, Hungria, Bélgica, Portugal, entre outros, além do Brasil. Aliás, esta é a edição com a maior quantidade de filmes nacionais até agora, incluindo alguns de Curitiba.

Para além da mostra estudantil, abrimos o festival com o celebrado Eneida, longa-metragem da curitibana Heloisa Passos que narra uma delicada busca familiar entre mulheres que não se veem há mais de duas décadas.

O documentário estreou no 24º Festival du Cinéma Brésilien de Paris e no É Tudo Verdade 2022, e tem sua primeira exibição em Curitiba durante o FIDÉ, em sessão única no Cine Passeio.

Outro destaque é a retrospectiva das cineastas Rita Moreira e Norma Pontes, com a exibição de três curtas-metragens da série nova-iorquina da dupla que exploram a temática do feminismo lésbico nos anos 1970. A sessão é seguida de bate-papo com Rita Moreira, que viaja especialmente para o festival.

Concebido na França em 2008 e realizado também no Brasil em edições bianuais desde 2012, sempre na Cinemateca de Curitiba, FIDÉ é uma vitrine da produção documental em âmbito estudantil. Nossa aposta é pela diversidade de linguagens e possibilidades do cinema de não ficção, valorizando também as instituições de ensino por trás destas produções.

É bom estarmos juntos de novo.

Esperamos que aproveitem o festival!

Equipe

Curadoria e direção artística:

Demian Garcia
Eduardo Baggio
Elisandro Dalcin
Mariana Sanchez

Curadoras convidadas:

Camila Macedo
Kariny Martins

Produção:

Débora Zanatta

Assistente de produção:

Sabrina Trentim
Vinicius Vendramin

Equipe de curadoria estudantil:

André Arruda Nascimento
Ariane Miwa Miake
Daniel Mota Perez de Lima
Douglas Mercer dos Santos
Eduardo Antonio Ramos Silva
Gabriel Mazon Betcel Brito
Isadora Auxiliadora Corrêa de Melo
Julia Cunha de Oliveira

Lidia Maria Antunes da Gloria
Martha Rodriguez Chapieski
Nathan dos Santos Alves
Raul Dispósito Lé
Rebeca De Santana Matos
Teodoro Andrade dos Santos
Vinicius Caruso Gomes

Equipe de apoio:

Alina Chiaradia
Gabi Ferreira
Rebeca de Santana

Site:

Paula Albuquerque

Site:

Fabio Dudas
Bruno Carvalho

Imprensa e mídias sociais:

Paula Melech
Paula Albuquerque

Foto still:

Elenize Dezgeniski
Lidia Sanae Ueta

Tradução:

Nicole Lima
Pedro Graça
Mariana Sanchez

Legendagem:

Guilherme Delamuta
Lucas Kosinski

Making of e teaser:

Vino Carvalho

Oficina de cinema documentário FIDÉ Brasil

Heloisa Passos (Direção)
Demian Garcia (Som)
Elisandro Dalcin (Fotografia)
João Menna Barreto (Montagem)

Vinheta animada

Pedro Vilo

FIDÉ FRANÇA

Concepção e direção artística:

Flavia Tavares